top of page

Azulejos do IMIP

Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP)

Ano: 1965

Projeto (Reforma): Delfim Amorim

Rua dos Coelhos s/n – Coelhos




O arquiteto português Delfim Amorim foi um dos representantes da arquitetura moderna do Recife. Levava em consideração o clima quente e úmido do Recife, e isso o levou a experimentar vários elementos em suas fachadas como quebra-sóis, aberturas para passagem de vento e especialmente azulejos como revestimento.

Ele via a arquitetura como uma forma de arte, e incorporava nos seus projetos painéis de azulejos de sua criação, em parceria com o artista plástico Luís Domingues (leia mais sobre o artista Luís Domingues aqui). Um dos seus trabalhos mais marcantes são os azulejos na fachada do Hospital IMIP.

O prédio, com sete pavimentos, foi reformado para uso hospitalar e abriga o espaço para Serviços de Emergência. Foi a primeira edificação dos dez prédios do Complexo Hospitalar do IMIP, concluído em 1965.

A contribuição do arquiteto para o projeto de reforma da obra é materializada na utilização do azulejo. Delfim Amorim doou peças exclusivas para revestir a fachada nascente desta edificação.

A fachada passou por uma revitalização em 2015, e o edifício é certificado como um Imóvel Especial de Preservação – IEP.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

bottom of page