Descaso com Edf. Duarte Coelho, prédio que abriga o Cinema São Luiz

Edifício Duarte Coelho/Cinema São Luiz Ano: 1952 Projeto: Américo Campello, Maurício Coutinho e Pedro Correia de Araújo Rua da Aurora, 175 - Boa Vista

Na semana da perda do Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista, cidade do Rio de Janeiro, podemos ver diversos imóveis na mesma situação na cidade do Recife. Entre eles, o icônico Edf. Duarte Coelho, prédio que abriga o Cinema São Luiz.

O edifício foi construído no lugar da antiga Igrejinha dos Ingleses, durante a verticalização do centro da cidade, junto às reformas de abertura da Av. Conde da Boa Vista.

Situado na Rua da Aurora, nas margens do Rio Capibaribe, o Cinema São Luiz tornou-se um dos mais importantes cinemas do Recife. Em 2008, foi tombado pelo Governo do Estado como monumento histórico. O Edf. Duarte Coelho, um patrimônio moderno arquitetônico, hoje é um IEP - Imóvel Especial de Preservação, sendo a legislação do Plano Diretor do Recife.

O edifício é considerado de uso misto, isto é, cinema no térreo e habitação nos demais pavimentos. Esse tipo de arquitetura visa trazer mais movimento e integração de pessoas nas ruas, tanto é que, o Cinema São Luiz resiste como um dos últimos cinemas de rua da cidade.

O Edf. Duarte Coelho sofre com o descaso, caminhando para a degradação junto ao centro do Recife. O patrimônio necessita de restauração e conservação, para poder preservar nossa história.

Saiba mais sobre a arquitetura do Edf. Duarte Coelho na nossa matéria do Facebook, publicada em 30 de Maio de 2016.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram

Prédios do Recife ® prediosdorecife@gmail.com Recife, PE - (81) 98188-2940

0