Edf. Araguaia: Um prédio escondido na Agamenon

Edifício Araguaia

Projeto: Delfim Amorim

Ano: 1962

Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti – Derby



Um modesto prédio passa despercebido em meio à rotina da movimentada Av. Agamenon Magalhães. Com apenas três pavimentos, sendo o térreo do tipo pilotis, atribuído à garagem, o Edf. Araguaia foi destinado à habitação, e possui dois tipos de apartamento.

Os primeiros lances da escada servem tanto para o acesso social como o de serviço, e após o patamar, surgem dois lances distintos, cada um para uma zona. O banheiro e a cozinha recebem luz natural, através de rasgos horizontais na fachada, protegidos pelos ressaltos dos pavimentos superiores.

Planta Baixa e Fachada do prédio. Referência: Delfim Amorim, Arquiteto. Pág. 89. Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Pernambuco

Situado de esquina com a Av. Agamenon Magalhães e Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, em frente ao restaurante Mc Donald’s, as duas fachadas que recebem mais sol são quase inteiramente revestidas de azulejos, o qual foi desenhado e concebido pelo próprio arquiteto. No projeto original, as superfícies da fachada que não eram revestidas com azulejos, hoje na cor branca, teriam um tratamento metálico de cor vermelha escura.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo