Edf. Araguaia: Um prédio escondido na Agamenon
Edifício Araguaia
Projeto: Delfim Amorim
Ano: 1962
Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti – Derby

Um modesto prédio passa despercebido em meio à rotina da movimentada Av. Agamenon Magalhães. Com apenas três pavimentos, sendo o térreo do tipo pilotis, atribuído à garagem, o Edf. Araguaia foi destinado à habitação, e possui dois tipos de apartamento.
Os primeiros lances da escada servem tanto para o acesso social como o de serviço, e após o patamar, surgem dois lances distintos, cada um para uma zona. O banheiro e a cozinha recebem luz natural, através de rasgos horizontais na fachada, protegidos pelos ressaltos dos pavimentos superiores.
Planta Baixa e Fachada do prédio. Referência: Delfim Amorim, Arquiteto. Pág. 89. Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Pernambuco
Situado de esquina com a Av. Agamenon Magalhães e Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, em frente ao restaurante Mc Donald’s, as duas fachadas que recebem mais sol são quase inteiramente revestidas de azulejos, o qual foi desenhado e concebido pelo próprio arquiteto. No projeto original, as superfícies da fachada que não eram revestidas com azulejos, hoje na cor branca, teriam um tratamento metálico de cor vermelha escura.