Por Maria Laura Pires
Edifício Michelângelo
Ano: 1968
Projeto: Acácio Gil Borsoi
Av. Boa Viagem, 3336
O edifício Michelângelo teve seu cálculo estrutural realizado pelo engenheiro Joaquim Cardozo, colega de outros projetos de Borsoi como o BANCIPE. Aqui, o arquiteto experimentou um sistema de abóbadas que permite a execução de grandes vãos no interior dos apartamentos. Este prédio, assim como outros exemplares desenvolvidos por Borsoi para a orla da praia de Boa Viagem, rompe com a proposta de volume prismático, com ângulos retos, como o edifício padrão. Ele tira partido de avanços e recuos possibilitados pelos mecanismos de compensação propostos por Borsoi à Prefeitrua do Recife, oferecendo à todos os dormitórios dos apartamentos a vista para o oceano.
O edifício passou por várias reformas e ficou descaracterizado. Segundo Guilah Naslavsky (Arquitetura Moderna 1949-1972), o carioca Borsoi deixou o maior legado da arquitetura moderna em Pernambuco e no Nordeste. ''Ele era contemporâneo de Oscar Niemeyer e acompanhou o boom do modernismo''.
Fontes:
Jornal do Commercio
http://acaciogilborsoi.com.br/projetos/anos-60/michelangelo/?fbclid=IwAR2MpmEqAAs-A9iMZq0M9Xs9J2RaFLMuxh3LNw4bXTXrYrH-sRdMztZskyo
Comments