top of page

Edf. Michelângelo, mais uma obra de Borsoi na Av. Boa Viagem

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Por Maria Laura Pires

Edf. Michelângelo, de Acácio Gil Borsoi. Foto: Maria Laura Pires (2021)

Edifício Michelângelo

Ano: 1968

Projeto: Acácio Gil Borsoi

Av. Boa Viagem, 3336


O edifício Michelângelo teve seu cálculo estrutural realizado pelo engenheiro Joaquim Cardozo, colega de outros projetos de Borsoi como o BANCIPE. Aqui, o arquiteto experimentou um sistema de abóbadas que permite a execução de grandes vãos no interior dos apartamentos. Este prédio, assim como outros exemplares desenvolvidos por Borsoi para a orla da praia de Boa Viagem, rompe com a proposta de volume prismático, com ângulos retos, como o edifício padrão. Ele tira partido de avanços e recuos possibilitados pelos mecanismos de compensação propostos por Borsoi à Prefeitrua do Recife, oferecendo à todos os dormitórios dos apartamentos a vista para o oceano.



Fachada frontal do edifício. Foto: Maria Laura Pires (2021)

Zoom das varandas. Foto: Maria Laura Pires (2021)

O edifício passou por várias reformas e ficou descaracterizado. Segundo Guilah Naslavsky (Arquitetura Moderna 1949-1972), o carioca Borsoi deixou o maior legado da arquitetura moderna em Pernambuco e no Nordeste. ''Ele era contemporâneo de Oscar Niemeyer e acompanhou o boom do modernismo''.


Fontes:

Jornal do Commercio

http://acaciogilborsoi.com.br/projetos/anos-60/michelangelo/?fbclid=IwAR2MpmEqAAs-A9iMZq0M9Xs9J2RaFLMuxh3LNw4bXTXrYrH-sRdMztZskyo


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page