top of page

Edf. Portinari - Acácio Gil Borsoi


Edifício Portinari. Foto: Maria Laura Pires

Edifício Portinari

Ano: 1969

Projeto: Acácio Gil Borsoi

Av. Boa Viagem, 6636


O edifício residencial Portinari, localizado na orla da praia de Boa Viagem, foi um projeto de 1969 de autoria de Acácio Gil Borsoi. O prédio conta com dois apartamentos por andar e traz uma verdadeira inovação em termos de concepção volumétrica.


Borsoi explora um interessante jogo de volumes côncavos e convexos para compor as varandas, que estão presentes na fachada principal do edifício, e que enquadram a paisagem com vista para o mar. Tal solução foi possível devido à combinação entre a concepção em planta baixa dos apartamentos e a presença de elaborados arcos, que resultaram em uma forma experimental e harmoniosa responsável por criar superfícies dinâmicas e diferenciadas no seu volume externo.

Fachada do Edf. Portinari. Foto: Maria Laura Pires

Neste projeto, o arquiteto soube aproveitar de forma brilhante e inovadora a fachada principal, o que torna o edifício marcante na orla de Boa Viagem. Esta obra revela uma matemática sensível que estrutura toda a sua concepção, conduzindo a uma agradável percepção de ordem, que busca manter relações proporcionais e harmônicas inerentes ao projeto arquitetônico. Esta obra se trata, portanto, da materialização da filosofia de Borsoi quando ele afirma que “o traçado regulador é a geometria oculta que nosso olho mede, reconhece e nos emociona na arquitetura.”


Fotos atuais: Maria Laura Pires


Referências Bibliográficas


Marco Antônio Gil Borsoi, filho do arquiteto Acácio Gil Borsoi, professor do curso de arquitetura da UFPE. Fonte: «http://www.revistasim.com.br/asp/materia.asp?idtexto=8770»


Site Acácio Gil Borsoi. Link da matéria: «http://acaciogilborsoi.com.br/projetos/anos-60/edificio-portinari/»

252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

Комментарии


bottom of page