1956
Abílio Bezerra de Melo
Av. Conselheiro Aguiar, 1991
O Edifício São Thomé começou a ser construído na década de 1950, terminado em 1956, pelo construtor português Abílio Bezerra de Melo.
Este morava em uma casa quase defronte ao edifício, que hoje encontra-se em estado degradante. Os condôminos do São Thomé entraram com pedido de tombamento pela Prefeitura do Recife, mas esta alegou não ter indícios arquitetônicos suficientes para preservação.
O prédio se encontra em localização privilegiada: dentro do jardim de Boa Viagem, com apartamentos entre a mata e o mar; muitos comércios ao redor, a 250 metros da praia. Com uma sensação de cidade antiga, o morador pode evitar o uso do carro e caminhar nos arredores.
O São Thomé possui dois apartamentos por andar, com 7 pavimentos mais cobertura. Charme de prédio antigo, o elevador faz parte da estética do prédio. Máquina trazida da Alemanha, as peças de manutenção só são produzidas hoje em São Paulo.
Nos interiores, o chão do apartamento é revestido de um parquet que não existe mais, com madeira especial trazida de Portugal. Este isola acusticamente e termicamente dos vizinhos. Com pé direito alto - 3,10 metros de altura - o morador tem uma sensação agradável de circulação do ar.
A chamada ''sala rosa'' é revestida de mármore do sul de Portugal, similar ao que o governo português usou nas estações de metrô de Lisboa. Extremamente caro, este serve de isolamento da umidade e também térmico e acústico.
As paredes do apartamento possuem 20cm de espessura, ou seja, nada de ouvir muitos barulhos externos.
Reza a lenda que na cobertura funcionava um night club chamado ''Sétimo Céu'', onde cantaram os artistas Cauby Peixoto e Ângela Maria. Mas não há registro concreto sobre este fato.
Também há relatos dos moradores de que o construtor português faleceu na década de 1980 atravessando a rua, em frente ao edifício, voltando para sua casa.
Kommentare