top of page

Edifício São Thomé


Edifício São Thomé. Foto: Maria Laura Pires

1956

Abílio Bezerra de Melo

Av. Conselheiro Aguiar, 1991


O Edifício São Thomé começou a ser construído na década de 1950, terminado em 1956, pelo construtor português Abílio Bezerra de Melo.



Este morava em uma casa quase defronte ao edifício, que hoje encontra-se em estado degradante. Os condôminos do São Thomé entraram com pedido de tombamento pela Prefeitura do Recife, mas esta alegou não ter indícios arquitetônicos suficientes para preservação.


Casa onde morava o proprietário, defronte ao edifício. Foto: Maria Laura Pires

Os condôminos do São Thomé entraram com pedido de tombamento pela Prefeitura do Recife, mas esta alegou não ter indícios arquitetônicos suficientes para preservação. Foto: Maria Laura Pires

O prédio se encontra em localização privilegiada: dentro do jardim de Boa Viagem, com apartamentos entre a mata e o mar; muitos comércios ao redor, a 250 metros da praia. Com uma sensação de cidade antiga, o morador pode evitar o uso do carro e caminhar nos arredores.

O São Thomé possui dois apartamentos por andar, com 7 pavimentos mais cobertura. Charme de prédio antigo, o elevador faz parte da estética do prédio. Máquina trazida da Alemanha, as peças de manutenção só são produzidas hoje em São Paulo.


Fachada do edifício São Thomé, situado na Avenida Conselheiro Aguiar. Foto: Maria Laura Pires

Área comum do edifício. Foto: Maria Laura Pires

Nos interiores, o chão do apartamento é revestido de um parquet que não existe mais, com madeira especial trazida de Portugal. Este isola acusticamente e termicamente dos vizinhos. Com pé direito alto - 3,10 metros de altura - o morador tem uma sensação agradável de circulação do ar.


Sala do apartamento, com chão revestido em paquet. Foto: Bruno Dutra

Sala revestida em paquet e mármore rosa. Foto: Bruno Dutra

A chamada ''sala rosa'' é revestida de mármore do sul de Portugal, similar ao que o governo português usou nas estações de metrô de Lisboa. Extremamente caro, este serve de isolamento da umidade e também térmico e acústico.


''Sala Rosa'', revestida em mármore rosa, trazida do sul de Portugal. Foto: Bruno Dutra

As paredes do apartamento possuem 20cm de espessura, ou seja, nada de ouvir muitos barulhos externos.

Cozinha do apartamento. Foto: Bruno Dutra

Casa de banho do apartamento. Possui banheira e ducha. Foto: Bruno Dutra

Reza a lenda que na cobertura funcionava um night club chamado ''Sétimo Céu'', onde cantaram os artistas Cauby Peixoto e Ângela Maria. Mas não há registro concreto sobre este fato.

Também há relatos dos moradores de que o construtor português faleceu na década de 1980 atravessando a rua, em frente ao edifício, voltando para sua casa.

Planta baixa do pavimento tipo. Fonte: Bruno Dutra Imóveis


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

Комментарии


bottom of page