Ano do Projeto: 1933
Arquiteto: Georges Munier
Rua Oliveira Lima, Soledade - Recife, PE
O pedido de tombamento da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Boa Vista, é um registro da importância arquitetônica e histórica desse santuário, projetado, em 1933, pelo arquiteto francês e professor da Escola de Belas Artes Georges Munier. Embora, tenha-se instalado em Recife, suas obras notáveis excedem o território pernambucano com presença também em Fortaleza e Natal.
A Igreja Nossa Senhora de Fátima é testemunha da pluralidade de matrizes que convergiram na formação da arquitetura moderna em Pernambuco e no Brasil, para além das narrativas já consagradas inicialmente. Foi a primeira igreja construída no mundo dedicada à aparição da “Senhora do Rosário de Fátima” em 1917 e aplica o princípio clássico da cruz latina à arquitetura moderna na nave, composta de seis semi-elipses de concreto armado de 26 metros de altura.
Figura 1: Igreja Nossa Senhora de Fátima. Composição única e moderna de cruz latina.
Fonte: Maria Laura Pires, 2017.
A recém-formada Comissão de Patrimônio Cultural do IAB-PE acompanha e apoia o processo de tombamento da construção. Tal apoio nasce do reconhecimento da importância da Igreja Nossa Senhora de Fátima como constituinte do conjunto de obras protorracionalistas do Recife, constituindo-se, assim, enquanto componente fundamental para memória da arquitetura brasileira.
Figuras 2, 3, 4, 5, 6, 7: Igreja Nossa Senhora de Fátima. Detalhes de seus elementos compositivos geométricos com largo uso do concreto e elementos vazados que a caracterizam como exemplar protomodernista. Fonte: Maria Laura Pires, 2017.
Comments