Morre Waldecy Pinto, um dos maiores nomes da Arquitetura recifense

Morreu na manhã de hoje (11) o arquiteto e urbanista Waldecy Fernandes Pinto, em sua residência no Recife. Nascido em 13 de janeiro de 1931, Waldecy ocupou um importante papel na decorrer do processo de urbanização e modernização da capital pernambucana, principalmente na Avenida Agamenon Magalhães, chegando a assumir o cargo de Secretário de Planejamento da Prefeitura da Cidade do Recife, de 1966 a 1970, durante o mandato do Prefeito Geraldo Magalhães.


O arquiteto também foi Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Pernambuco (SAEPE) por dois mandatos, além de ter sido Professor e Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no período de 1983 a 1987.


Waldecy Pinto foi uma figura influente nos clubes do Recife, já chegando a assumir a Presidência do Lions Club Recife Parnamirim e atuando como Conselheiro no Clube Náutico Capibaribe.


Seus projetos arquitetônicos de maior notoriedade são os do Hotel Reis Magos em Natal (RN), o primeiro projeto do Shopping Center Recife, no final dos anos 70 - com os então sócios do Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (ETAU), arquitetos Renato Torres e Antônio Didier -, e o Edifício Walfrido Antunes, no Centro do Recife.


O EDIFÍCIO WALFRIDO ANTUNES


Projetado por Waldecy Pinto em 1957, o prédio, localizado na Rua Gervásio Pires, bairro da Boa Vista, é de uso comercial e residencial, influenciado pela Unidade Habitacional de Marselha, de Le Corbusier.


Plantas-baixa Edf. Walfrido Antunes. NASLAVSKY, Guilah, 2004.

O edifício Walfrido Antunes possui dez diferentes plantas de apartamentos, com janelas em venezianas e cobogós demarcados em sua fachada, elementos bastante modernos.


As duas torres formam um pátio interno de pilares em V, acessado por uma rampa com calcetamento em pedra portuguesa.



A construção ainda conta com o painel ‘’Hora de Brincar’’, do artista plástico Abelardo da Hora.




12 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

Prédios do Recife ® prediosdorecife@gmail.com Recife, PE - (81) 98181-1299

0