Segundo o Diário de Pernambuco e o perfil do diretor de ''Aquarius'', Kléber Mendonça Filho, a Prefeitura do Recife aprovou a classificação do Edifício Oceania, localizado no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, como Imóvel Especial de Preservação (IEP).
Mais uma grande vitória para o patrimônio arquitetônico do Recife, visto que, segundo o diretor do filme, a locação escolhida primeiramente, era o Edifício Caiçara, demolido antes das gravações, em 2016.
Construído em 1958, o prédio foi estrela do filme ''Aquarius'', protagonizado pela grande atriz brasileira Sônia Braga. Ele apresenta características tipológicas de uma fase de transição das residências. Neste caso, mais próxima da arquitetura de casas tradicionais do que edifícios modernos construídos nas décadas seguintes.
O edifício virou queridinho dos turistas, e até dos próprios recifenses, após o filme. Esta é uma das formas de conservação que sugere o Documento de Madrid (2011), carta patrimonial da arquitetura moderna: "Promover e celebrar o patrimônio arquitetônico do século XX com a comunidade".
Saiba mais sobre as Cartas Patrimoniais, preservação e conservação no meu livro ''A Significância do Patrimônio Moderno no Bairro de Santo Antônio'', disponível aqui na loja virtual (confira nos links abaixo), na Editora Telha, e Amazon Brasil.
Comments