top of page

o projeto

O Projeto "Prédios do Recife" foi idealizado e fundado com o objetivo de pesquisar, documentar e dar visibilidade ao patrimônio arquitetônico modernista da cidade do Recife. O projeto utiliza como plataforma as redes sociais para, por meio de fotografias autorais da autora, textos e desenhos originais, ajudar a preservar e a aumentar a importância das edificações da cidade, sendo o pioneiro o Hotel Central, em 1928, no bairro da Boa Vista.

 

Foi inaugurado em Março de 2016 através da plataforma de rede social Facebook, pela estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, Maria Laura Uchôa Pires Batista. Movida pela paixão em arte e arquitetura, decidiu criar uma página do Facebook para postar suas fotografias e nomeou o projeto de Prédios do Recife. Não esperava tamanha repercussão: em poucos dias já haviam mais de 500 curtidas na página. 

 

A página trouxe muitos debates e discussões acerca da falta de preservação de edificações importantes da cidade do Recife, a fim de incentivar o olhar do leitor através de fotos, textos e notícias.

O projeto visa valorizar o patrimônio do movimento modernista, uma nova linguagem arquitetônica para o século XX, formulada através de contribuições do arquiteto e urbanista francês Le Corbusier. Foi trazido para Recife na década de 50 pelos arquitetos Delfim Amorim, Acácio Gil Borsoi, Vital Pessoa de Melo, Wandenkolk Tinoco, entre outros, cada um incorporando suas visões e personalidade nos projetos. 

 

Há sete anos, o Prédios do Recife é uma marca registrada, que tem como objetivo a produção de livros de arquitetura moderna do Recife. No final de 2019 seu trabalho de graduação, ''A Significância do Patrimônio Moderno no bairro de Santo Antônio'' foi defendido e publicado em 2020 pela Editora Telha, do Rio de Janeiro. Também 2020 foi lançada a campanha no Catarse para financiar a impressão de 500 exemplares do livro ''Prédios do Recife'', escrito pela arquiteta Maria Laura Pires durante os primeiros anos do projeto. O livro é um compilado de pesquisas fotográficas sobre vinte edifícios modernos da cidade do Recife e foi lançado em 2021, e seu estoque esgotou-se em menos de um ano. Agora, em 2023, foi lançada 500 exemplares da sequência, com um novo catálogo de prédios. 

A AUTORA

PSF_1491_edited.jpg

Maria Laura Uchôa Pires Batista

Arquiteta e Urbanista | Escritora e Artista

Recifense, 28, bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UNICAP, especializada em Design de Interiores na UNINABUCO. Autora dos livros ''A Significância do Patrimônio Moderno no bairro de Santo Antônio'' e ''Prédios do Recife 1 e 2''. Atualmente, estuda licenciatura em Interiores e Visual Merchandising na Master D Lisboa, e gerencia seu novo escritório, Prédios Arquitetura & Design.

bottom of page