top of page

Sport Clube do Recife

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Edifício Sede do Sport Clube do Recife

Augusto Reynaldo

Final de 1950

Rua Sport Clube do Recife - Ilha do Retiro


Edifício sede Sport Clube do Recife. Foto: Maria Laura Pires (2023)

O Sport foi o primeiro time de futebol oficial de Pernambuco, fundado em 13 de maio de 1905 por Guilherme Aquino Fonseca. Também foi o primeiro time a ter uma construção de estádio próprio.


Em 1937 foi inaugurado o Estádio da Ilha do Retiro, projetado em características modernas por Hugo Marques e Giacomo Palumbo, mas foi apenas na década de 1950 que ganhou um edifício sede, projetado pelo arquiteto Augusto Reynaldo.


Edifício sede Sport Clube do Recife. Foto: Maria Laura Pires (2023)

O Sport Clube do Recife é um complexo constituído de campos de futebol, quadras, parque aquático, edifício administrativos e uma construção modernista, representando a ''Escola Pernambucana''. Este movimento foi iniciado pelos arquitetos Acácio Gil Borsoi, Heitor Maia Neto, Mário Russo, entre outros - responsáveis pela regionalização da arquitetura moderna, produzindo uma arquitetura própria e independente, utilizando recursos locais e implementando elementos e soluções específicas ao clima da região.


Elementos vazados. Foto: Maria Laura Pires (2023)

No edifício foram utilizados materiais rústicos naturais: concreto aparente, tijolo cerâmico, madeira, pedra e revestimentos cerâmicos. As soluções para o projeto foram definidas de acordo com o clima local, usando elementos vazados e arremates de concreto envolvendo as esquadrias. A expressão dos elementos estruturais não deixa dúvidas de ser um exemplar valioso da arquitetura moderna recifense.





Referências:





61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

bottom of page