top of page

EDF. CASA ALTA: UM FIGURANTE ILUSTRE EM AQUARIUS

Relembre o famoso edifício Casa Alta, em Boa Viagem, que fez uma “participação especial” no longa-metragem de Kleber Mendonça Filho

Por Lucas Rigaud


Lançado em 2016, o filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, trás temas e reflexões importantes como resistência e preservação da memória, abraçando carinhosamente as lembranças de edificações que marcaram a vida dos Recifenses, tendo o Edifício Oceania como protagonista.


Ao longo da projeção, são brevemente mostradas outras construções históricas que compõem a cidade, como o prédio do saudoso Cinema Moderno e o Restaurante Leite, ambos na Praça Joaquim Nabuco, em Santo Antônio. A partir dos 51 minutos de filme, podemos ver ao fundo, durante uma tomada externa com a atriz Sônia Braga e o ator Irandhir Santos, o famoso edifício Casa Alta, da Avenida Boa Viagem, de 1988, que, sem dúvida, é parte da memória afetiva de quem viveu a infância na Zona Sul da cidade durante o final da década de 80 e os anos 90.


Frame da cena em que aparece no cenário o edf. Casa Alta, no filme ''Aquarius'', de Kleber Mendonça Filho.

O Casa Alta pode aparecer pouco em Aquarius, mas foi logo percebido por quem acompanha o Prédios do Recife, já que o edifício consta no livro homônimo, lançado pela autora do projeto, Maria Laura Pires, ano passado.


Edf. Casa Alta. Foto: Maria Laura Pires (2016)

Sendo um dos edifícios mais notáveis da Avenida Boa Viagem, devido ao seu formato que se assemelha a uma onda do mar, o Casa Alta teve sua construção iniciada em 1985 e finalizada em 1988, contando com a assinatura do escritório Jerônimo e Pontual. O prédio conta com sete andares com dois apartamentos por pavimento e é considerado um dos mais luxuosos da cidade, apesar de ter mais de três décadas.


Saiba mais sobre o Edf. Casa Alta no livro ''Prédios do Recife'':



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

bottom of page