top of page

Edifício Acaiaca: O ícone da Av. Boa Viagem

Edifício Acaiaca

Projeto: Delfim Amorim e Lúcio Estelita

Ano: 1957

Avenida Boa Viagem, 3232


Ponto de referência na Av. Boa Viagem, o Edf. Acaiaca foi um dos primeiros de uso residencial no bairro. Ele é considerado um IEP, Imóvel Especial de Preservação da RMR.

Seu pavimento térreo está em um nível um pouco mais elevado em relação à avenida. Suas colunas de forma piramidal invertida revestidas de pedra contrastam com os jardins sob a laje do subsolo, destinado à garagem. O desenho dos jardins são muito similares aos do paisagista Roberto Burle Marx, responsável por diversos trabalhos nas praças da cidade.

As fachadas das salas e da maioria dos quartos dos apartamentos são todas voltadas para o nascente. Elas contam com uma abertura no peitoril em concreto armado para regular os fortes ventos do Leste e impedir a penetração das chuvas, junto às esquadrias simultâneas, originalmente de madeira e atualmente de alumínio.

As fachadas laterais são revestidas de azulejos, continuando na fachada nascente, envolvendo o edifício como uma moldura. Estes azulejos foram criados pelo próprio arquiteto Delfim Amorim, e pintados pelo artista plástico Luís Domingues.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

bottom of page