top of page

Edifício Saint Exupéry, o ''bolo de noiva'' de Boa Viagem

Por Maria Laura Pires e Ana Clara Bione

Prédio branco com cantos arredondados.
Edf. Saint Exupéry, na Av. Boa Viagem, número 1320. Foto: Maria Laura Pires (2020)

Edifício Saint Exupéry

Ano: 1977

Projeto: Lourenildo Guerra

Av. Boa Viagem, 1320


O charmoso e diferenciado edifício branco de curvas arredondadas presente na Avenida Boa Viagem, o Saint Exupéry, foi projeto do arquiteto Lourenildo Guerra no ano de 1977. Na década de 70 havia-se ainda uma preocupação em manter a escala do bairro, e a obra de Lourenildo faz jus à essa horizontalidade, contando em sua totalidade com a presença de 12 pavimentos.


Muitos acreditam que o prédio é excêntrico devido ao seu formato curvo, mas na realidade trata-se de um edifício totalmente retilíneo em sua volumetria básica, possuindo apenas os seus vértices arredondados, o que contribui para gerar essa impressão curvilínea da obra como um todo.


Tanto as janelas, que estão presentes em variados tamanhos, quanto as varandas, possuem o modelo arredondado em suas quinas, acompanhando, assim, o design plástico de todo o edifício. Um grande diferencial, e também destaque inovador da obra, são os seus pilares modelados em curvas. Nota-se, portanto, que o conceito curvilíneo foi bastante explorado ao longo de todo o edifício.


Prédio visto debaixo para cima
Fachada fronta; vista do observador. Foto: Maria Laura Pires (2020)

A obra conta com a presença de inúmeras aberturas, em todas as suas faces há presença de janelas, o que traz uma generosidade significativa em termos de iluminação e ventilação para os apartamentos. As varandas, localizadas na fachada principal, sobressaltam o volume do edifício criando um jogo de cheios e vazios interessantíssimos. Outro ponto também relevante, é a entrada principal, que se encontra localizada exatamente na esquina do edifício, tornando, assim, o ponto de chegada do morador e visitante bastante marcante quando observado visualizado do exterior.


Pilares do edifício.
Térreo do edifício, mostrando os grandiosos pilares. Foto: Maria Laura Pires (2020)

O Exupéry se destaca justamente pelo seu formato excêntrico e sua coloração toda em branco, se diferenciando dos típicos edifícios verticalizados padrões presentes ao longo da Avenida Boa Viagem. Trata-se, portanto, de uma obra com intenção plástica única e de grande qualidade, norteada por uma concepção estética diferenciada, o que a caracteriza como uma obra singular presente na cidade do Recife.


Referências Bibliográficas



192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

bottom of page