top of page

Painéis de Francisco Brennand

Rua Oliveira Lima - Boa Vista



A charmosa Rua Oliveira Lima, guarda muitas relíquias além da casa do escritor Manuel de Oliveira Lima: O Palácio da Soledade, construído para abrigar bispos no século 19 e o tradicional Colégio Nóbrega, escola referência no país.

Mas, não só de antiguidades vive a rua: o edifício modernista Ana Regina, guarda um fato curioso. A construção não pôde ser finalizada de acordo com o projeto, então, o artista Francisco Brennand doou nove painéis de cerâmica, análogos, para cada pavimento da fachada principal. As obras não têm registro de datas, porém, a verticalização do bairro da Boa Vista aconteceu entre a década de 1950 e 1970.

Francisco Brennand é um escultor e artista plástico mais conhecido pelo seu trabalho com cerâmica. Ainda jovem, conheceu o trabalho do escultor Abelardo da Hora, assim desenvolvendo seu interesse por desenho e literatura. Dedicou-se à pintura a óleo, e logo após, a cerâmica, ao conhecer o trabalho de Picasso na França e outros artistas da Escola de Paris. Aprofunda seu conhecimento de cerâmica, trabalhando em uma fábrica na Itália, iniciando sua experiência com esmaltes cerâmicos, e queimas em temperaturas variadas, dando à superfície uma grande variedade de cores e texturas.

No seu ateliê, no bairro da Várzea, estão expostas muitas de suas obras, parte delas dispostas a céu aberto, destacando a vasta quantidade de obras e painéis nos edifícios da cidade do Recife.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CHESF

bottom of page